sábado, 23 de janeiro de 2010

Prognóstico: lucro

Prognóstico: lucro fácil. Risco: mediano. Duração: quatro anos. E Arlindo, metódico como formiga em fila indiana, decidiu pelo sim. Seria ele o único candidato do bairro à câmara municipal de Monte das Dores. Havia pertinência no salto da marginalidade à autoridade. Pego aos dez anos por furto de galinhas, fora repreendido. Aos 14, por automóveis, chegou a ficar recluso na maior instituição para menores da cidade. Aos 18, matou Zenilson. Absolvido por falta de provas. Gostou. Matou Tadeu, aos 20. Legítima defesa, sentenciou o juiz, seu primo-irmão, depois de uma apuração mal feita pelo delegado Rosa, compadre de seu pai.
Metódico, o Arlindo, sempre observou com precisão o espaço de dois anos entre um crime e outro. Doze anos e seis mortes depois foi que aceitou tomar juízo, a pedido dos parentes, e entrar para a vida pública. Agora, sim, assumirá sua cadeira na câmara, depois de dois anos como primeiro suplente. Afinal, ninguém nunca mais soube por onde andará o titular eleito, que faltou com espírito público. Sumiu, o folgado!

Um comentário:

  1. Beleza pura!

    Qualquer semelhança com a realidade brasileira é mera coincidência. Arlindo realmente "tomou juizo". Agora não corre mais risco de pagar pelos seus crimes.
    Belo texto, amigo Alaor.
    Abraço.

    ResponderExcluir